Aguardem notícias sobre os novos projetos da Adriana Grasso...

domingo, 10 de outubro de 2010

Vinhos da Espanha - por Adriana Grasso na allTV

O tema do programa VINHOS, na allTV, no dia 02/09/2010, foi vinhos espanhóis. A apresentadora Adriana Grasso começou o programa falando sobre enogastronomia na região de Andaluzia, depois explicou como são produzidos e os tipos de vinhos Jerez e passou um panorama atual dos vinhos espanhóis.

A Espanha é o país com a maior área de vinhas plantadas do mundo, ocupa terceiro lugar na produção mundial de vinhos, ficando atrás da Itália e da França e possui um consumo interno médio de 33 litros por ano. A Espanha exporta vinhos para praticamente todo o mundo, mas os principais compradores são: Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos.

Dentre os vinhos produzidos na Espanha, as maiores quantidades de exportação são do espumante Cava e os vinhos da região de Rioja.
A imagem do vinho espanhol era até os anos de 1950 de vinhos tintos baratos e inexpressivos. A evolução qualitativa da Espanha começou no final da década de 1950 em RIOJA, sua mais famosa região de vinhos tintos.
Adriana finalizou o tema falando sobre os detalhes das mais importantes regiões de vinhos da Espanha.

Para conferir como foi o programa, assista no vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=7236





Sugestões de vinhos espanhóis enviadas para o programa:
Felipe Kaufmann:
. produtor Bodegas Muga
Sampa Vinhos recomendou o Flor de Primavera – que alem de um otimo vinho espanhol tambem é Kosher por isso é uma ótima opção para o ano novo judaico que acontece em setembro – eles também acrescentaram que: o Flor de Primavera foi feito sob encomenda por um grupo de Judeus gourmets espanhois residentes em Barcelona.
A ZAHIL avisou que eles tem novidades importantes chegando da Espanha, o Emperador de Barros e o Perelada...
Aldo Shiguemi:
. La Rioja Alta Gran Reserva 890 – feito 100% com uva tempranillo
. Viña Tondonia Reserva safra de 1991 – produzido com uvas Viura
. Imperial Gran Reserva do CVNE – da região de Rioja feito com uvas Tempranillo, Mazuelo, Graciano
. PV do Abadia Retuerta – feito com a uva Petit Verdot
. Condado de Haza – da região de Ribera del Duero feito 100% com Tempranillo