Aguardem notícias sobre os novos projetos da Adriana Grasso...

domingo, 10 de outubro de 2010

Sassicaia, o primeiro Super Toscano - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



Cada país da Europa tem uma forma para regulamentar a nomenclatura de seus vinhos, geralmente baseada na região produtora. A Itália oficializou esse controle em 1963, num sistema de lei chamado Denominação de Origem Controlada – mais conhecido por sua abreviatura, DOC.

Dessas regulamentações constam, entre outras coisas, a delimitação geográfica; a quantidade máxima de produção por hectares e a porcentagem de cada tipo de uva utilizada. Na época em que foram criadas, os vinhos italianos da região da Toscana estavam com a imagem deteriorada, principalmente fora da Itália.

Esse problema surgiu da junção de fatores como a queda do preço dos vinhos no mercado e a própria introdução dessas regulamentações, que ao invés de ajudar, acabaram atrapalhando, pois usavam regras defasadas; limitavam os tipos de uvas utilizadas e estabeleciam rendimentos por hectares mais voltados à garantia da quantidade do que da qualidade. Outro problema importante era a falta de pesquisas consistentes para determinar os clones de uvas adequados para cada região.

Tudo isso fez com que os vinhos toscanos entrassem em profunda crise, mas esse cenário acabou mudando graças ao trabalho de algumas pessoas que muito antes do surgimento desses problemas já trabalhavam na direção oposta. Entre eles, podemos citar um apaixonado por vinhos franceses, o italiano Mario Incisa della Rochetta...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link:
http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14415/vinhos_e_muito_mais