Aguardem notícias sobre os novos projetos da Adriana Grasso...

domingo, 10 de outubro de 2010

Espumante espanhol Cava - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



























































O espumante Cava surgiu na época de ouro da viticultura Catalã, em meados do século XIX. Em 1872, as primeiras garrafas de Cava foram produzidas na cidade de Sant Sadurní d'Anoia, usando-se o método clássico, pelo qual a segunda fermentação acontece na garrafa.

Ao longo da década de 20, o Cava se consolidou no mercado espanhol e a popularidade internacional veio na década de 80. Hoje é um dos setores mais dinâmicos e bem sucedidos da vitinicultura catalã, com uma produção anual de cerca de 220 milhões de garrafas, que chegam aos consumidores em todo o mundo.

Diferente de outros espumantes produzidos com o método clássico, que tentavam imitar o Champagne, o Cava já nasceu com identidade e características próprias.

As uvas utilizadas na sua produção são, em sua grande maioria, nativas da Espanha, como a Macabeu – que confere à mistura acidez balanceada e delicadeza de aroma; a Xarel.lo - variedade que dá corpo, estrutura e acidez ao vinho; a Parellada – que confere um sutil aroma floral e produz vinhos delicados, com níveis alcoólicos menores. Também podem ser usadas na mistura do vinho-base as uvas Chardonnay, Malvoisie, Pinot Noir, Trepat, Granache Vermelha e Monastrell...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14013/vinhos_e_muito_mais