Aguardem notícias sobre os novos projetos da Adriana Grasso...

domingo, 10 de outubro de 2010

O Vinho Sempre Melhora com o Passar dos Anos? - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



























































"O Vinho Sempre Melhora com o Passar dos Anos?" Essa é uma dúvida que muitas pessoas possuem. Mas, a resposta a esta pergunta, para a grande maioria dos vinhos que encontramos disponíveis no mercado hoje em dia, é NÃO!

Nos últimos anos, os vinhos começaram a sair das vinícolas praticamente prontos para o consumo. Isto vale principalmente para os vinhos brancos e roses que devem ser consumidos enquanto estão frescos e jovens, e para os vinhos tintos leves com baixo teor de tanino. Estes vinhos, em geral, têm vida curta e exprimem suas melhores características em, no máximo, um ou dois anos após a safra.

O prazer destes vinhos reside principalmente no seu frescor, nos aromas e sabores de frutas jovens. Com o passar do tempo, essas características vão se apagando, o vinho perde o vigor e deixa de expressar suas principais características. Em alguns casos, o período de vida do vinho é ainda menor, como os Beaujolais Nouveau francês e os vinhos Novello italiano. Eles devem ser consumidos em até seis meses depois de colocados à venda.

O tempo é curto também para alguns espumantes produzidos com o método Charmat, onde a segunda fermentação, responsável por gerar as bolinhas, é feita em autoclaves e não dentro da própria garrafa. Estes vinhos são melhores se consumidos em até um ano da data em que foram engarrafados. Entre os espumantes desse tipo, podemos citar o Prosecco italiano, muito consumido no Brasil. Estes são melhores quando jovens...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/13050/vinhos_e_muito_mais