Aguardem notícias sobre os novos projetos da Adriana Grasso...

domingo, 10 de outubro de 2010

Syrah ou Shiraz, uva de duas pátrias - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso




























































O berço da uva Syrah é a França, mas ela se tornou mundialmente conhecida graças à versão australiana, chamada Shiraz. O seu êxito na Austrália é tamanho que algumas pessoas só conhecem a versão daquele país.

A Syrah produz alguns vinhos tintos de coloração escura e intensos, com aromas que vão de alcaçuz a especiarias. Também é possível produzir vinhos mais fáceis, com aromas de frutas em compota e toques de baunilha - devido à passagem por carvalho. É encontrada na França principalmente no Norte da região do Cotês-du-Rhône. Lá é vinificada, algumas vezes, misturadas com um pequeno percentual de variedades brancas,como Viognier e Marsanne.

Em algumas propriedades, essas uvas brancas estão plantadas no meio das uvas tintas e são colhidas e vinificadas com a Syrah, para dar mais suavidade e complexidade ao bouquet do vinho a ser produzido.
Os dois melhores vinhos tintos do Norte do Rhône, o Côte Rôtie e o Hermitage, são produzidos com Syrah. O Côte Rôtie é sutil, tem aromas frutados e suas boas safras podem envelhecer mais de 20 anos. O Hermitage é mais encorpado e o vinho mais longevo da região do Rhône. É um vinho complexo, rico e tânico, que precisa de vários anos para começar a se desenvolver. Dependendo da safra, pode envelhecer por 30 anos ou mais.

Nessa área do Rhône, há centenas de anos, crescia uma variedade de uva chamada Serine. Tinha grãos um pouco menores, com formato que lembrava azeitonas. Muitos historiadores dizem que todas as uvas Syrah ou Shiraz plantadas pelo mundo são clones dessa uva Serine francesa...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link:
http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14350/vinhos_e_muito_mais