Aguardem notícias sobre os novos projetos da Adriana Grasso...

domingo, 10 de outubro de 2010

Sauternes: Ouro Líquido - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



























































Sauternes, um pequeno distrito no canto mais meridional de Bordeaux, na França, produz um vinho de sobremesa que é puro néctar, além de ser considerado por muitos como o vinho de sobremesa mais famoso do mundo. O vinho é produzido com uva Sémillon, um pouco de Sauvigon Blanc, para equilibrar a acidez e manter o frescor e, em alguns casos, uma pequena quantidade de Muscadelle, para dar um sabor extra.

O distrito de Sauternes fica entre os Rios Ciron e Garonne, onde as manhãs enevoadas e tardes quentes são perfeitas para o desenvolvimento da botrytis cinerea. Esse fungo aparentemente mágico, conhecido como podridão nobre, é fundamental para a produção das uvas murchas necessárias para esses vinhos opulentos. O fungo recobre a casca da uva, perfurando-a. Ele se alimenta somente da água da uva, fazendo com que ela murche durante o dia. Com a neblina da noite e da manhã, a uva se reidrata e, quando o sol aparece, o fungo repete o processo. No final, as uvas ficam extremamente desidratadas, mas com alta concentração de açúcar, acidez, viscosidade e sabor.

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/13751/vinhos_e_muito_mais