Aguardem notícias sobre os novos projetos da Adriana Grasso...

domingo, 10 de outubro de 2010

Tokaji - tesouro nacional da Hungria- Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



























































O vinho que melhor representa a Hungria e os húngaros é, sem dúvida, o Tokaji Aszú - ou Tokay Aszu, como frequentemente é conhecido fora das fronteiras daquele país.

O Tokaji é lendário há mais de 400 anos e foi o primeiro vinho de que se tem notícia feito com uvas atacadas pela “podridão nobre” – a mesma do vinho francês Sauternes.

Durante séculos, esse vinho tem sido considerado um dos melhores do mundo. Sua fama se estende através da história: Luiz XIV, uma vez, declarou que o Tokaji era “vinum regum, rex vinorum”, isto é, “o vinho dos reis e o rei dos vinhos”.

O vinho é produzido na região de Tokaj-Hegyalja, muito adequada à elaboração de vinhos doces, devido ao tempo quente e à névoa do rio Tisza e de seus afluentes, que proporcionam as condições perfeitas para o crescimento do botrytis cinerea, o fungo que causa a “podridão nobre”.
Como muitas vezes acontece, algumas descobertas notáveis são o resultado de erros acidentais e parece que o Tokaji Aszú não foi uma exceção à regra...
Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/colunistas/14508/vinhos_e_muito_mais