Aguardem notícias sobre os novos projetos da Adriana Grasso...

domingo, 10 de outubro de 2010

Saiba tudo sobre Jerez, o Sherry espanhol - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso




























































O Jerez é um dos vinhos mais antigos da Europa. Com um processo de elaboração muito trabalhoso, é um vinho complexo, de ótima qualidade e diversidade, mas desconhecido pela maioria das pessoas. É produzido na região de Andaluzia, no sudeste da Espanha e foi o primeiro vinho espanhol oficialmente regulamentado.

O nome veio de uma das cidades da região, chamada Jerez de La Frontera, onde se concentravam vários produtores desse tipo de vinho. O Jerez é feito, principalmente, com a uva branca Palomino, que se adapta muito bem ao solo cheio de calcário encontrado na região. Depois de vinificado os vinhos são fortificados com álcool.

Os dois tipos básicos de Jerez são: Fino, versão leve e muito seca, fortificado até alcançar 15,5% de álcool, e Oloroso, vinho rico, pleno e seco, fortificado até alcançar 18% de álcool.

No tipo Fino, um levedo chamado “flor”, que cresce espontaneamente, cobre toda a superfície do vinho e impede sua oxidação, além de alterar as características da bebida. A “flor” não se desenvolve nos vinhos Olorosos, devido ao seu alto teor alcoólico, e estes devem ficar expostos ao oxigênio à medida que envelhecem, ganhando novas características e coloração...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14394/vinhos_e_muito_mais