Aguardem notícias sobre os novos projetos da Adriana Grasso...

domingo, 8 de maio de 2011

Vinhos Franceses Rose - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso






































Os vinhos rose foram, por muitos anos, subestimados por produtores e consumidores. Muitos os consideravam uma categoria de vinho sem identidade definida. Essa imagem, completamente equivocada, mudou muito e hoje, apesar da produção ser menor que dos tintos e brancos, é o que tem maior incremento no consumo.

Diferente do que muitos acham, o vinho rose produzido na União Européia, sem ser espumante, não é feito a partir da mistura de vinho branco com vinho tinto.

A maioria dos vinhos rose são feitos com uvas tintas como Pinot Noir, Gamay e Grenache. O processo de produção é muito parecido com o do vinho tinto - no qual a casca da uva permanece nos primeiros dias de fermentação para dar cor ao vinho. No caso dos rose, elas são retiradas quando a cor e as características desejadas são alcançadas, e depois disso, o resto da fermentação ocorre como a dos vinhos brancos.

Raramente eles são fermentados em recipientes de madeira e a mesma consideração se aplica ao processo de armazenamento antes do engarrafamento. É bastante difícil produtores amadurecerem seus vinhos rose em barril de carvalho.
Os vinhos rose têm a estrutura parecida com a dos vinhos tintos, mas são menos tânicos e têm o frescor dos vinhos brancos. Devido a essas características, no geral, não são adequados para o envelhecimento em garrafa e são melhores quando consumidos no prazo de dois anos após a safra.

O país produtor que tem a mais longa tradição e grande produção de vinhos rose é, certamente, França. Várias regiões produzem este tipo de vinho, mas algumas merecem destaque...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse o Portal Onne Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/15140/vinhos_e_muito_mais