Aguardem notícias sobre os novos projetos da Adriana Grasso...

domingo, 8 de maio de 2011

Muscadet - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso






































Um dos vinhos mais apropriados para se beber à beira mar, principalmente acompanhado de ostras frescas, é o Muscadet. Ele é produzido com uvas Melon de Bourgogne, no noroeste da França, nas margens do rio Loire, nos arredores da cidade de Nantes.

É um vinho branco seco, leve, fresco, com aromas frutados e florais bem sutis; notas minerais e sabor ligeiramente ácido e efervescente.

Por muitos anos, seu consumo ficou restrito à sua região de produção, mas na década de 1970 passou a ser um dos vinhos mais usados para acompanhar pratos de frutos do mar em restaurantes no norte da França e na Bélgica. Dalí, a fama se espalhou para o mundo todo.

Depois do sucesso internacional, a área de produção cresceu muito e os problemas com a qualidade surgiram, fazendo com que seu conceito caísse bastante. Para contornar esse problema, alguns produtores da região vêm, nos últimos anos, reduzindo o rendimento e a extensão dos vinhedos para dimensões mais apropriadas e voltando sua produção para vinhos de alta qualidade...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse o Portal Onne Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/15051/vinhos_e_muito_mais