Aguardem notícias sobre os novos projetos da Adriana Grasso...

domingo, 8 de maio de 2011

Condrieu e Château-Grillet - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso






































Condrieu, situado no norte do Vale do Rhône, na França, é sem dúvida a pátria da Viognier e lugar onde são produzidos os melhores exemplares de vinho dessa uva no mundo, como o Condrieu e o Château-Grillet.

O Condrieu é um vinho branco encorpado, rico em álcool, com aroma de pêra, damasco, amêndoa, flores brancas, e é incrivelmente agradável no paladar.

No entanto, o mais inusitado de todos os vinhos de uva Viognier da região é o Château-Grillet, produzido sob o selo AOC (Appellation d´Origine Contrôlée) e em um privilegiado anfiteatro de vinhas, num enclave dentro da região demarcada de Condrieu. É um vinho branco rico, cremoso, suave, muito equilibrado, com notas aromáticas de pêssego e abricó, considerado um dos melhores vinhos brancos do mundo.

Embora Condrieu e Château-Grillet sejam produzidos com a mesma variedade de uva, os dois têm diferentes características e estilos, marcados principalmente pela diferença de terroir e modo de vinificação. O Condrieu não envelhece bem e é melhor quando consumido entre 2 a 4 anos da safra. O Château-Grille se torna mais interessante após 5 anos da safra e pode envelhecer por 15 anos ou mais...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse o Portal Onne Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/15107/vinhos_e_muito_mais