Aguardem notícias sobre os novos projetos da Adriana Grasso...

domingo, 5 de dezembro de 2010

Diferenças na Absorção de Bebidas Alcoólicas entre Homens e Mulheres - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



Existem algumas diferenças entre homens e mulheres com relação à absorção das bebidas alcoólicas e às percepções gustativas.

Estudos comprovam que quando homens e mulheres, independentemente de seu peso, bebem o mesmo volume de álcool, as mulheres terão maior concentração de álcool no sangue. Isso se deve as diferenças fisiológicas, metabolismo e hormônios.

As mulheres têm menos água no corpo que os homens com peso similar. A porcentagem de água no corpo feminino gira em torno de 52%, enquanto no masculino esse valor sobe para 61%.

No geral, o corpo da mulher tem maior concentração de gordura que o de um homem com peso equivalente, o que afeta a maneira como o álcool é processado pelo organismo.

Elas têm, no estomago e no fígado, menor quantidade de enzimas desidrogenase, responsáveis por processar o álcool dentro do corpo humano.

Outro fator são os hormônios existentes no organismo feminino. Pílulas anticoncepcionais ou outros medicamentos com estrógeno abrandam o ritmo em que o álcool é eliminado do corpo.

Como resultado de todas essas diferenças, as mulheres geralmente absorvem 30% mais álcool na corrente sanguínea que um homem com o mesmo peso que tenha consumido um volume igual de bebida...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14749/vinhos_e_muito_mais