Aguardem notícias sobre os novos projetos da Adriana Grasso...

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Entrevista com Alexandre Frias do Enoblogs - por Adriana Grasso na allTV

No programa VINHOS do dia 09/12/2010, na allTV, a apresentadora Adriana Grasso conversou com Alexandre Frias, proprietário da agência Webcompany, sobre o site ENOBLOGS criado com o objetivo de agrupar e organizar o conteúdo produzido na Internet por dezenas blogueiros apaixonados por vinho e gastronomia.

Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=8163



Obs: o endereço do site Enoblogs é: http://www.enoblogs.com.br/

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Asti Espumante e Moscato d'Asti - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso




























































O Moscato já era amplamente difundido entre os gregos e romanos. Segundo estudos científicos recentes, parece que a uva Moscato foi a primeira a ser cultivada para a produção de vinhos.

Atualmente, suas videiras se concentram principalmente na região do Piemonte, na Itália, numa zona onde as uvas Moscato dão o melhor de si. É uma estreita faixa de colina composta por cinquenta e dois pequenos municípios que pertencem a três províncias: Asti, Cuneo e Alexandria.

A uva Moscato, de coloração amarela dourada quando madura, a cada ano, por volta do dia 15 setembro, é prensada como acontecia no século 18 - Giovanni Battista Croce, joalheiro da Casa de Savoia, foi o primeiro a codificar as regras para a sua vinificação. Utilizam-se trituradores especiais para uma prensagem suave e para separar os materiais sólidos, cascas e talos. São prensas delicadas, à base de ar ou água, que trabalham com o cuidado de respeitar a integridade da uva.

O suco resultante é então transferido para cubas de inox, onde é mantido resfriado a uma temperatura de zero grau Celsius, para evitar a fermentação.

O mosto do Moscato pode em seguida ter dois destinos, ou seja, pode dar origem a dois vinhos DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), que têm uma discreta percentagem de açúcar não fermentado, mas são vinhos delicados, não enjoativos e equilibrados, com a acidez contrabalançando, na medida certa, o residual de açúcar e com aromas primários característicos da uva Moscato - notas florais e de frutas como pêssego, damasco, limão e laranja.

Esses dois vinhos são Moscato d´Asti e Asti espumante. O primeiro é a versão mais doce e menos efervescente. Uma bebida que cada vez mais ganha espaço em restaurantes e lojas especializadas na venda de vinhos. Mas, o produto principal é o Asti, um vinho que, diferente de todos os outros espumantes, é obtido diretamente da primeira fermentação das uvas, utilizando-se um método introduzido no final do século 19, por Martinotti, um estudioso de enologia da região de Asti. O processo de elaboração do Asti se baseia no empobrecimento do mosto, com interrupções sistemáticas da fermentação alcoólica, por meio da refrigeração e com o auxílio da centrifugação e da filtração, que reduzem acentuadamente o número de células de leveduras até interromper a fermentação. A espuma é gerada pela fermentação que ocorre em autoclaves...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14779/vinhos_e_muito_mais

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Alexandre Frias do Enoblogs estará amanhã no programa VINHOS na allTV

No programa VINHOS amanhã, 09/12/2010, na allTV, das 10 as 11 horas eu vou entrevistar Alexandre Frias da Webcompany. O assunto será o site ENOBLOGS criado com o objetivo de agrupar e organizar o conteúdo produzido na Internet por dezenas blogueiros apaixonados por vinho e gastronomia.
O programa é transmitido ao vivo na Internet pelo site: http://www.alltv.com.br/.
Quem quiser pode participar enviando perguntas ou dúvidas através do Chat do programa.

  

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Vinhos da Alemanha - por Adriana Grasso na allTV

No programa VINHOS, do dia 02/12/2010, na allTV, a apresentadora Adriana Grasso falou sobre enoturismo em Rüdesheim, no Vale do Reno, e os vinhos da Alemanha.

Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=8097

domingo, 5 de dezembro de 2010

Diferenças na Absorção de Bebidas Alcoólicas entre Homens e Mulheres - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



Existem algumas diferenças entre homens e mulheres com relação à absorção das bebidas alcoólicas e às percepções gustativas.

Estudos comprovam que quando homens e mulheres, independentemente de seu peso, bebem o mesmo volume de álcool, as mulheres terão maior concentração de álcool no sangue. Isso se deve as diferenças fisiológicas, metabolismo e hormônios.

As mulheres têm menos água no corpo que os homens com peso similar. A porcentagem de água no corpo feminino gira em torno de 52%, enquanto no masculino esse valor sobe para 61%.

No geral, o corpo da mulher tem maior concentração de gordura que o de um homem com peso equivalente, o que afeta a maneira como o álcool é processado pelo organismo.

Elas têm, no estomago e no fígado, menor quantidade de enzimas desidrogenase, responsáveis por processar o álcool dentro do corpo humano.

Outro fator são os hormônios existentes no organismo feminino. Pílulas anticoncepcionais ou outros medicamentos com estrógeno abrandam o ritmo em que o álcool é eliminado do corpo.

Como resultado de todas essas diferenças, as mulheres geralmente absorvem 30% mais álcool na corrente sanguínea que um homem com o mesmo peso que tenha consumido um volume igual de bebida...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14749/vinhos_e_muito_mais