Aguardem notícias sobre os novos projetos da Adriana Grasso...

domingo, 28 de novembro de 2010

Vinhos Verdes - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



O Vinho Verde é muito amado pelos portugueses, tem um grande volume de venda em Portugal, mas é um pouco desvalorizado fora do seu país de origem.
É um vinho leve, fresco, frutado, com baixo teor alcoólico, fácil de beber e ótimo como aperitivo. Ele harmoniza muito bem com refeições leves, como saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, tapas espanholas, sushi, sashimi e outros pratos internacionais.
O Vinho Verde pode ser branco, rose ou tinto. Também é feito na versão espumante e como acquavite.
Os Vinhos Verdes brancos podem ser produzidos a partir de várias castas de uvas, as mais utilizadas são Alvarinho, Avesso, Azal, Loureiro, Arinto e Trajadura.
As uvas mais utilizadas para os Vinhos Verdes tintos são Alvarelhão, Vinhão, Padeiro, Amaral, Rabo de Anho e Pedral; e, para a produção de Vinhos Verdes rosados, é usada a casta Padeiro....

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14714/vinhos_e_muito_mais

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Le Beaujolais Nouveau 2010 est arrivé! - por Adriana Grasso na allTV


No programa VINHOS, do dia 25/11/2010, na allTV, a apresentadora Adriana Grasso falou sobre enoturismo em Lyon, na França, e o lançamento mundial do Beaujolais Nouveau 2010.

Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=8058

domingo, 21 de novembro de 2010

Le Beaujolais Nouveau 2010 est arrivé! - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso





























































O Nouveau é um vinho com sazonalidade muito marcante. Ele é conhecido como o sabor do início do outono.

Todo ano, na terceira quinta-feira do mês de novembro, a nova safra de Beaujolais Nouveau é lançada em todo o mundo com grande festa.

É normal encontrar cartazes na França e em outras partes do mundo com a frase Le Beaujolais Nouveau est arrivé ou Le Nouveau est arrivé, que significa: O Beaujolais Nouveau chegou.

Um grande cuidado deve ser tomado para não se fazer confusão: vinho nouveau não é simplesmente vinho novo.

O vinho nouveau foi inventado quase por acaso na França. Em 1934, pesquisadores do setor agrícola estudavam uma forma de conservar os cachos de uvas frescas por um longo período. Entre os vários experimentos, um deixava os cachos sob uma camada de dióxido de carbono. Depois de algum tempo, os grãos de uva ficavam com um gosto frisante e agradável, mas não podiam mais ser comercializados como uvas frescas. Eles decidiram então, espremer as uvas e produzir um vinho.

Os primeiros produtores que fizeram esse vinho eram da região de Beaujolais, na França, e foi ela que deu o nome ao vinho recém criado...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14689/vinhos_e_muito_mais

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Pinot Gris/Pinot Grigio, uma boa opção para o verão - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso


Com a proximidade do verão, é interessante conhecer algumas opções de refrescantes que se adaptem muito bem como aperitivo e também para acompanhar pratos mais leves. Uma dessas alternativas é o Pinot Gris ou Pinot Grigio, como é conhecido na Itália.

Por ser um vinho leve e frutado, muito agradável, de custo acessível e muito fácil de beber, ele se tornou mania nos Estados Unidos nos últimos anos e está entre os vinhos mais importados daquele país.

Esta moda ainda não chegou ao Brasil, por isso, achei interessante dedicar uma coluna para falar um pouco sobre esse delicioso vinho.

Então, vamos conhecer um pouco sobre a uva e o vinho.

Acredita-se que a uva Pinot Gris, seja uma mutação da Pinot Noir, pois ela tem uma casca mais escura que o normal para uma uva branca.

A cor dos vinhos produzidos com Pinot Gris é geralmente mais carregada que a maioria dos vinhos bancos. Uma exceção acontece com a versão italiana, a Pinot Grigio, que faz vinhos bem mais claros.

Essa variedade de uva é cultivada na Itália, Alemanha – onde é conhecida por Ruländer or Grauburgunder - França, Nova Zelândia, Estados Unidos e em muitos outros países.

Na Itália, as melhores expressões da uva Pinot Grigio estão no nordeste, desde o Trentino, Alto-Adige, passando pelo Veneto, até Friuli.

Um bom Pinot Grigio deve ser leve e refrescante – característica que o está ajudando a se tornar muito conhecido nos últimos anos.

Os vinhos Pinot Gris/Pinot Grigio têm aroma delicado, levemente floral, com notas cítricas de limão. Dependendo do estado de maturação da uva e da técnica de vinificação, o vinho Pinot Gris pode ser de leve a muito rico, redondo e encorpado.....

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14664/vinhos_e_muito_mais

Variedades de uvas internacionais - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso




























































Cabernet Sauvignon
O Cabernet Sauvignon é um dos vinhos tintos mais populares do mundo. A uva é originária da região de Bordeaux, na França, onde geralmente é misturada com Merlot e Cabernet Franc, para gerar o estilo bordolês.

Atualmente, a Califórnia é uma região de igual importância para a Cabernet Sauvignon. Também merecem destaque especial a África do Sul, a Austrália e o Chile.

A Cabernet Sauvignon produz um vinho muito robusto, cheio de corpo e aromas. Com taninos marcantes, algumas vezes apresenta um leve amargor. Geralmente tem aromas de amora, uva e groselha. Pode apresentar também algumas notas como tabaco, fumaça e couro.

Pinot Noir
Pinot Noir é mais difícil de ser cultivada do que as outras uvas mencionadas, mas os produtores insistem assim mesmo, pois é um vinho que vale a pena.

A uva é originária da Borgonha, na França, e de lá foi levada para outras partes do mundo. Algumas áreas merecem destaques como o Oregon, nos Estados Unidos, principalmente o Willamette Valley, que muitas vezes produz vinhos que conseguem rivalizar com os da Borgonha.

Bons resultados também são alcançados nas regiões mais frias da Califórnia, principalmente no Russian River Valley. A Nova Zelândia, na região de Marlborough, tem conseguido sucesso com seus Pinot Noir nos últimos anos.

Os aromas apresentados nos seus vinhos são de frutas vermelhas como amora, mirtilo, framboesa, morango, com notas de especiarias – noz-moscada e cravo – e nuances floral – rosas ou violeta.

Os vinhos Pinot Noir têm teor alcoólico relativamente alto, acidez de média a alta e taninos que vão de nível médio a baixo - embora a passagem por barris de carvalho possa contribuir com tanino adicional...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14649/vinhos_e_muito_mais

sábado, 6 de novembro de 2010

Vinhos de uvas Pinot Gris ou Pinot Grigio, Semillon, Gewürztraminer e Chenin Blanc - por Adriana Grasso


No programa VINHOS, do dia 04/11/2010, na allTV, a apresentadora Adriana Grasso falou sobre vinhos produzidos com uvas: Pinot Gris ou Pinot Grigio, Semillon, Gewürztraminer e Chenin Blanc.

Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=7860

Saiu o Annuario di Luca Maroni 2011




















Segue a lista dos vinhos Top italianos 2011 segundo Luca Maroni.
Os vinhos estão listados por ordem de classificação.

Vinhos Brancos
Poggio Le Volpi, Donnaluce Lazio Bianco 2009
Montecappone, Tabano Bianco 2009
Cardeto, Soliano Chardonnay 2008
Vetrete, Cre’ Vendemmia Tardiva 2009
Tenuta San Pietro, Gavi Gorrina 2008
La Vis, Traminer Aromatico Maso Clinga 2009
Cantina Altarocca, Chardonnay Bianco D’Altrarocca 2009
Di Lenardo, Chardonnay Father’s Eyes 2009
Vie di Romans, Chardonnay Vie di Romans 2008
Masseria Frattasi, Donnalaura Riserva 2008
I Capitani, Fiano di Avellino Gaudium 2009
Cantina Todini, Grechetto Bianco del Cavaliere
Terre della Custodia, Grechetto Colli Martani Plentis 2008
Ceraudo Roberto, Imyr 2009
Argillae, Panata Bianco 2009
Casale del Giglio, Petit Manseng 2009
Vallona, Pignoletto Permartina 2007
Fazi Battaglia, Rie Verdi 2009
Tenuta Ca’ Bolani, Sauvignon Aquilis 2009
Pescaja, Solo Luna Arneis 2009
Maremmalta, Vermentino Le Strisce 2007
Bruni, Vermentino Vendemmia Tardiva Perlaia 2009

Vinhos Tintos
Rocca di Frassinello, Baffo Nero 2007
Bellicoso, Barbera d’Asti Merum 2008
Elio Perrone, Barbera d’Asti Mongovone 2008
Nugnes, Falerno del Massico Riserva Caleno 2007
La Tosa, Gutturnio Riserva Vignamorello 2009
Firriato, Harmonium 2008
Farnese, Montepulciano d’Abruzzo Riserva Opi 2006
Feudi di San Marzano, Primitivo di Manduria Sessantanni 2007
Terre del Gufo, Timpanara 2008
Tenuta Terre Nobili, Alarico 2009
Isabella Mottura - Tenuta Corte di Tregoniano, Amadis 2008
Tenuta dell’Arbiola, Barbera d’Asti Superiore Romilda XII 2007
Castello di Cicognola, Barbera Castello di Cicognola 2007
Albea, Lui Nero di Troia 2008
Serracavallo, Magliocco Vigna Savco 2006
Pasetti, Montepulciano d’Abruzzo harimann 2005
Accordini Stefano, Amarone Classico Acinatico 2006
Tenuta dell’Ammiraglia - Frescobaldi, Ammiraglia 2007
Maculan, Crosara 2008
Velenosi, Ludi 2007
Bove, Montepulciano d’Abruzzo Indio 2007
Valle Reale, Montepulciano d’Abruzzo San Calisto 2007
Icardi, Pafoj Rosso 2007
Ducato Grazioli, Riserva del Presidente 2008
Lungarotti, San Giorgio 2005
Mastroberardino, Taurasi Radici Riserva 2004
Vinhos Rose
Tenuta Ulisse, Merlot Unico Rosato 2009
Monteci, Bardolino Chiaretto 2009
Cantina Tollo, Cerasuolo Hedòs 2009
Leone de Castris, Five Roses Anniversario 2009
Vigneti Pittaro, Valzer in Rosa 2009

Vinhos Dolces
Abraxas, Passito di Pantelleria 2008
Cantina alle Isarco, Kerner Passito Nectaris 2007
Signae, Semèle 2007
Ca’ Lustra, Fior d’Arancio Passito Zanovello 2008
Tiefenbrunner, Gewürztraminer Linticlarus Vendemmia Tardiva 2008
Livo Felluga, Picolit 2007
Altavita, Solesia Passito 2008
Isolabella della Croce, Brachetto d’Acqui Trentasei 2009
Tasca d’Almerita, Malvasia Capofaro 2009
Tenuta Gorghi Tondi, Oro di Dora 2008
Trabucchi d’Illasi, Recioto Terre del Cereolo 2006
Nals Margreid, Passito Baronesse Baron Salvadori 2008
Lis Neris, Tal Lùc 2007

Vinhos Espumantes
Método Clássico - Cesarini Sforza, Aquila Reale Riserva 2003
Método Clássico Rosé - Cantine del Notaio, La Stipula Rosé Brut 2008
Método Charmat - Vanzini, Pinot Nero Spumante Extra Dry
Método Charmat Rosé - Girardi Spumanti, Monchera Rosae Cuvée Rosé
Prosecco - Valdo, Prosecco di Valdobbiadene Cuvée del Fondatore
Lambrusco - Ariola, Marcello Lambrusco
Espumante Doce - La Montecchia, Fior d’Arancio 2009

Fonte: Guia “Annuario di Luca Maroni 2011"

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Diferenças nas percepções gustativas - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso




























































Quantas vezes nos deparamos com diferentes opiniões sobre o sabor de uma comida ou de uma bebida?
Uns reclamam que a comida está salgada ou demasiadamente temperada, enquanto outros acham tudo excelente. A cerveja perfeita para uma pessoa, é amarga na opinião de outra. O vinho equilibrado e redondo para uns, pode ser intragável para outros. E assim por diante.
Essas diversidades vêm intrigando pesquisadores de todo o mundo há muitos anos.
Para entender o motivo dessas diferenças entre as pessoas, encontrei explicações interessantes em alguns trabalhos publicados pela renomada professora Linda Bartoshuk, da Yale University School of Medicine.
Em seu estudo, Linda utilizou uma substância chamada PROP (6-N-PROPILTIOURACIL) colocada em pequenos pedaços de papel que, quando levados à boca, causavam três tipos distintos de reações nas pessoas:
• uns sentiam somente gosto de papel;
• outros achavam o sabor um pouco amargo;
• o terceiro grupo não suportava o gosto amargo do papel.
Examinando detalhadamente a língua dos pesquisados, ela encontrou uma relação entre o número de papilas gustativas por centímetro quadrado e a reação ao sabor...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link:  http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14623/vinhos_e_muito_mais

Entrevista com o Chef Daniel Rayol - por Adriana Grasso


No programa VINHOS, do dia 21/10/2010, na allTV, a apresentadora Adriana Grasso entrevistou o Chef Daniel Rayol que trabalha há mais de 15 anos nos Estados Unidos com Enogastronomia e entretenimento. .

Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=7751