Aguardem notícias sobre os novos projetos da Adriana Grasso...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Alemanha, terra de cerveja e de vinho - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso




























































Quando se associa uma bebida à Alemanha, é quase impossível não pensar em cerveja. Mas lá também se consome muito vinho – 24 litros per capita por ano - e o país - o 8º maior produtor do mundo - é responsável por alguns dos melhores vinhos brancos encontrados à venda.

Falar em produção de vinhos na Alemanha parece estranho devido ao clima frio, aparentemente hostil à videira. As vinhas alemãs estão geralmente localizadas entre os paralelos 49 e 51, uma área no limite da sobrevivência das videiras. Nessas condições, as uvas tintas não amadurecem completamente. Assim, mais de 85% das videiras plantadas são de uvas brancas, localizadas principalmente às margens dos rios Reno e Mosel.

Com essas limitações climáticas, seria plausível pensar em vinhos de qualidade inferior, mas isso não acontece na Alemanha. Lá são produzidos os melhores vinhos de uvas Riesling do mundo e o país reserva surpresas até na produção de vinhos doces – alguns característicos de países de clima quente!...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14601/vinhos_e_muito_mais

domingo, 10 de outubro de 2010

Um panorama dos vinhos da Califórnia - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso




























































A história do vinho americano começou há mais de 300 anos, quando os colonizadores que lá chegaram encontraram alguns tipos de uvas nativas e tentaram vinificá-las. O sabor resultante, porém, era muito estranho e em nada lembrava os vinhos europeus. Eles trouxeram videiras da Europa, mas elas foram atacadas por pragas e não “vingaram” nos solos americanos.

Os colonos não desistiram da idéia da produzir vinhos. Depois de muitas tentativas, conseguiram resultados satisfatórios com videiras híbridas das espécies americanas e européias. A partir daí, a história do vinho na America foi cheia de altos e baixos, afetada principalmente pelo período da Lei Seca - de 1920 a 1933 - Grande Depressão e Segunda Guerra Mundial...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14535/vinhos_e_muito_mais

Vinhos dos Estados Unidos - por Adriana Grasso na allTV


No programa VINHOS, do dia 07/10/2010, na allTV, a apresentadora Adriana Grasso falou sobre vinhos americanos. Ela começou o programa contando como e quando os vinhos começaram a ser produzidos nos Estados Unidos, as dificuldades encontradas com as variedades trazidas da Europa e sobre a praga da filoxera. Depois deu um panorama atual dos vinhos americanos.

Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=7590




No final do programa, Adriana passou as sugestões de vinhos americanos enviadas para o programa, são elas:
Vinhos Italianos:
. Pinot Noir "Rochioli Riverblock Vineyard" 2008 da Williams Selyem Winery
Aldo Shiguemi Assada:
. produtor RIDGE
. Cask 23 do Stag´s Leap Wine Cellars
. Cardinale 96
Pierre Lincoln:
. Seghesio Zinfandel - Sonoma
. Gnarly Head Old vine Zinfandel - Lodi
. Delicato Shiraz CA
. Chateau Montelena Chardonnay
. Espumantes do Roeder
. Opus One
. Van der Heyden Vineyards
. Screaming Eagle cab Sauv
Eugenio Echeverria:
. Ridge Montebello
A Márcia Amaral mandou uma dica para quem viaja para Califórnia, conhecer a vinícolas da rota Silverado Trail onde estão algumas das que fizeram a historia da vitivinicultura mundial, como a Stag’s Leap, e outras com vinhos incríveis que só se tem a oportunidade de provar nos EUA, pela produção pequena, como Piña Napa Valley.
Olivian Moioli:
Silverado, Steag leaps, Clos du Val e Cake Bread
Felipe Kaufmann:
Sequoia Grove, Amavi, Sonoma Cutrer, Col Solare, Kistler, Araujo, Dominus, Ramey e Dunn.

Tokaji - tesouro nacional da Hungria- Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



























































O vinho que melhor representa a Hungria e os húngaros é, sem dúvida, o Tokaji Aszú - ou Tokay Aszu, como frequentemente é conhecido fora das fronteiras daquele país.

O Tokaji é lendário há mais de 400 anos e foi o primeiro vinho de que se tem notícia feito com uvas atacadas pela “podridão nobre” – a mesma do vinho francês Sauternes.

Durante séculos, esse vinho tem sido considerado um dos melhores do mundo. Sua fama se estende através da história: Luiz XIV, uma vez, declarou que o Tokaji era “vinum regum, rex vinorum”, isto é, “o vinho dos reis e o rei dos vinhos”.

O vinho é produzido na região de Tokaj-Hegyalja, muito adequada à elaboração de vinhos doces, devido ao tempo quente e à névoa do rio Tisza e de seus afluentes, que proporcionam as condições perfeitas para o crescimento do botrytis cinerea, o fungo que causa a “podridão nobre”.
Como muitas vezes acontece, algumas descobertas notáveis são o resultado de erros acidentais e parece que o Tokaji Aszú não foi uma exceção à regra...
Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/colunistas/14508/vinhos_e_muito_mais

Rótulo dos vinhos italianos - Dica de Vinhos por Adriana Grasso


Neste vídeo, Adriana Grasso explica algumas terminologias usadas nos rótulos dos vinhos italianos.

Sassicaia, o primeiro Super Toscano - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



Cada país da Europa tem uma forma para regulamentar a nomenclatura de seus vinhos, geralmente baseada na região produtora. A Itália oficializou esse controle em 1963, num sistema de lei chamado Denominação de Origem Controlada – mais conhecido por sua abreviatura, DOC.

Dessas regulamentações constam, entre outras coisas, a delimitação geográfica; a quantidade máxima de produção por hectares e a porcentagem de cada tipo de uva utilizada. Na época em que foram criadas, os vinhos italianos da região da Toscana estavam com a imagem deteriorada, principalmente fora da Itália.

Esse problema surgiu da junção de fatores como a queda do preço dos vinhos no mercado e a própria introdução dessas regulamentações, que ao invés de ajudar, acabaram atrapalhando, pois usavam regras defasadas; limitavam os tipos de uvas utilizadas e estabeleciam rendimentos por hectares mais voltados à garantia da quantidade do que da qualidade. Outro problema importante era a falta de pesquisas consistentes para determinar os clones de uvas adequados para cada região.

Tudo isso fez com que os vinhos toscanos entrassem em profunda crise, mas esse cenário acabou mudando graças ao trabalho de algumas pessoas que muito antes do surgimento desses problemas já trabalhavam na direção oposta. Entre eles, podemos citar um apaixonado por vinhos franceses, o italiano Mario Incisa della Rochetta...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link:
http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14415/vinhos_e_muito_mais

Vinhos da Espanha - por Adriana Grasso na allTV

O tema do programa VINHOS, na allTV, no dia 02/09/2010, foi vinhos espanhóis. A apresentadora Adriana Grasso começou o programa falando sobre enogastronomia na região de Andaluzia, depois explicou como são produzidos e os tipos de vinhos Jerez e passou um panorama atual dos vinhos espanhóis.

A Espanha é o país com a maior área de vinhas plantadas do mundo, ocupa terceiro lugar na produção mundial de vinhos, ficando atrás da Itália e da França e possui um consumo interno médio de 33 litros por ano. A Espanha exporta vinhos para praticamente todo o mundo, mas os principais compradores são: Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos.

Dentre os vinhos produzidos na Espanha, as maiores quantidades de exportação são do espumante Cava e os vinhos da região de Rioja.
A imagem do vinho espanhol era até os anos de 1950 de vinhos tintos baratos e inexpressivos. A evolução qualitativa da Espanha começou no final da década de 1950 em RIOJA, sua mais famosa região de vinhos tintos.
Adriana finalizou o tema falando sobre os detalhes das mais importantes regiões de vinhos da Espanha.

Para conferir como foi o programa, assista no vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=7236





Sugestões de vinhos espanhóis enviadas para o programa:
Felipe Kaufmann:
. produtor Bodegas Muga
Sampa Vinhos recomendou o Flor de Primavera – que alem de um otimo vinho espanhol tambem é Kosher por isso é uma ótima opção para o ano novo judaico que acontece em setembro – eles também acrescentaram que: o Flor de Primavera foi feito sob encomenda por um grupo de Judeus gourmets espanhois residentes em Barcelona.
A ZAHIL avisou que eles tem novidades importantes chegando da Espanha, o Emperador de Barros e o Perelada...
Aldo Shiguemi:
. La Rioja Alta Gran Reserva 890 – feito 100% com uva tempranillo
. Viña Tondonia Reserva safra de 1991 – produzido com uvas Viura
. Imperial Gran Reserva do CVNE – da região de Rioja feito com uvas Tempranillo, Mazuelo, Graciano
. PV do Abadia Retuerta – feito com a uva Petit Verdot
. Condado de Haza – da região de Ribera del Duero feito 100% com Tempranillo

Tempo de armazenagem - Dica de Vinhos por Adriana Grasso


Neste vídeo, Adriana Grasso dá uma idéia sobfe quanto tempo os vinhos podem ficar armazenados.

Saiba tudo sobre Jerez, o Sherry espanhol - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso




























































O Jerez é um dos vinhos mais antigos da Europa. Com um processo de elaboração muito trabalhoso, é um vinho complexo, de ótima qualidade e diversidade, mas desconhecido pela maioria das pessoas. É produzido na região de Andaluzia, no sudeste da Espanha e foi o primeiro vinho espanhol oficialmente regulamentado.

O nome veio de uma das cidades da região, chamada Jerez de La Frontera, onde se concentravam vários produtores desse tipo de vinho. O Jerez é feito, principalmente, com a uva branca Palomino, que se adapta muito bem ao solo cheio de calcário encontrado na região. Depois de vinificado os vinhos são fortificados com álcool.

Os dois tipos básicos de Jerez são: Fino, versão leve e muito seca, fortificado até alcançar 15,5% de álcool, e Oloroso, vinho rico, pleno e seco, fortificado até alcançar 18% de álcool.

No tipo Fino, um levedo chamado “flor”, que cresce espontaneamente, cobre toda a superfície do vinho e impede sua oxidação, além de alterar as características da bebida. A “flor” não se desenvolve nos vinhos Olorosos, devido ao seu alto teor alcoólico, e estes devem ficar expostos ao oxigênio à medida que envelhecem, ganhando novas características e coloração...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14394/vinhos_e_muito_mais

Vinhos de Portugal - por Adriana Grasso na allTV


No programa VINHOS, na allTV, do dia 26/08/2010, a apresentadora Adriana Grasso falou sobre Enoturismo na Ilha da Madeira e vinhos portugueses.

Para conferir como foi o programa, assista no vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=7191





Sugestões de vinhos portugueses enviadas para o programa:
Esper Chacur Filho:
. Buçaco feitos no Hotel Palace do Buçaco
Marcelo Fernandes:
. produtor Quinta do Cavaleiro da Região do Douro
Manuel Teixeira:
. empresa Agri-Roncão que comercializa as marcas D.R., Quinta da Lavadeira do Roncão e Quinta de Linhares
Aldo Shiguemi Assada:
. Casa Ferreirinha Reserva 1994
A Zahil avisou que tem uma bela seleção de vinhos portugueses, incluindo os do produtor Casa Ferreirinha.

Conheça os vinhos argentinos - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso




























































A história da vitivinicultura argentina começou na época colonial, pois o cultivo da videira fazia parte das práticas agrícolas dos colonos espanhóis. As primeiras espécies de vitis vinifera chegaram em meados do século 16 ao Peru, de lá foram levadas ao Chile e depois introduzidas na Argentina, onde seu cultivo foi estimulado pelo consumo de vinho e uvas passas e também porque os missionários católicos produziam a bebida para celebrar a Santa Missa.
No final do século 19, a indústria vinícola do país sofreu a primeira grande transformação com a criação da Escola de Agricultura da Argentina e com as novas leis sobre a divisão e utilização da terra e da água. Estas permitiram o crescimento da colonização e a chegada de imigrantes europeus, familiarizados com as técnicas de vinificação e cultivo de variedades apropriadas para vinhos finos, levou a inovações nas práticas enológicas utilizadas até então.
Essa indústria cresceu e o consumo interno também, chegando a quase 80 litros por ano no final dos anos 1970, mas o vinho produzido era muito rústico e de baixa qualidade.
Nessa época, outra grande mudança do vinho argentino começou com o produtor Nicolás Catena e sua equipe. De tradicional família vitivinicultora, Catena foi para os Estados Unidos e se encantou com o trabalho do produtor Robert Mondavi, que implementou importantes mudanças nos vinhedos da Califórnia. Ele voltou para a Argentina em meados da década de 1980, certo de poder produzir vinhos com qualidade internacional.
Eram dados, assim, os primeiros passos da moderna vitivinicultura no país. Foram introduzidas uvas como Malbec, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot e Shiraz, no lugar das comuns Criolla Grande, Criolla Chica e Cereza; técnicas de irrigação foram implementadas; investiu-se em tecnologia para o processo de vinificação e em barris de carvalho para o envelhecimento do vinho...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14379/vinhos_e_muito_mais

Algumas uvas tintas italianas - por Adriana Grasso na allTV


Neste programa apresentado dia 19/08/2010, na allTV, Adriana Grasso falou sobre Enoturismo no Lago di Garda e explicou como são os vinhos produzidos com algumas uvas autoctones italianas como Aglianico, Cannonau, Corvina e Nero d'Avola.
Para conferir como foi o programa, assista no vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV:  http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=7126


Syrah ou Shiraz, uva de duas pátrias - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso




























































O berço da uva Syrah é a França, mas ela se tornou mundialmente conhecida graças à versão australiana, chamada Shiraz. O seu êxito na Austrália é tamanho que algumas pessoas só conhecem a versão daquele país.

A Syrah produz alguns vinhos tintos de coloração escura e intensos, com aromas que vão de alcaçuz a especiarias. Também é possível produzir vinhos mais fáceis, com aromas de frutas em compota e toques de baunilha - devido à passagem por carvalho. É encontrada na França principalmente no Norte da região do Cotês-du-Rhône. Lá é vinificada, algumas vezes, misturadas com um pequeno percentual de variedades brancas,como Viognier e Marsanne.

Em algumas propriedades, essas uvas brancas estão plantadas no meio das uvas tintas e são colhidas e vinificadas com a Syrah, para dar mais suavidade e complexidade ao bouquet do vinho a ser produzido.
Os dois melhores vinhos tintos do Norte do Rhône, o Côte Rôtie e o Hermitage, são produzidos com Syrah. O Côte Rôtie é sutil, tem aromas frutados e suas boas safras podem envelhecer mais de 20 anos. O Hermitage é mais encorpado e o vinho mais longevo da região do Rhône. É um vinho complexo, rico e tânico, que precisa de vários anos para começar a se desenvolver. Dependendo da safra, pode envelhecer por 30 anos ou mais.

Nessa área do Rhône, há centenas de anos, crescia uma variedade de uva chamada Serine. Tinha grãos um pouco menores, com formato que lembrava azeitonas. Muitos historiadores dizem que todas as uvas Syrah ou Shiraz plantadas pelo mundo são clones dessa uva Serine francesa...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link:
http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14350/vinhos_e_muito_mais

Enoturismo e vinhos da Nova Zelândia - por Adriana Grasso na allTV


O tema do programa Vinhos apresentado por Adriana Grasso, na allTV, no dia 12/08/2010 foi "Enoturismo e vinhos da Nova Zelândia". Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV:  http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=7043


Nova Zelândia terra de aventuras e vinhos - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



























































A Nova Zelândia está localizada na Oceania - a sudoeste do Oceano Pacifico e ao sul da Austrália - e é composta por duas principais ilhas: a Ilha do Norte e a Ilha do Sul. O país é famoso pela prática de esportes radicais e nos últimos anos tem aparecido no cenário mundial por produzir vinhos muito interessantes.

O país tem dez regiões vinícolas, cada uma com uma grande diversidade de clima – muito influenciado pelo oceano - e de solo. Das duas grandes ilhas que compõem a Nova Zelândia, a Ilha do Norte é a mais quente e produz vinhos tintos nos arredores de Auckland e Hawkes Bay, assim como vários vinhos brancos das uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay. Hawkes Bay é a segunda maior região vinícola do país, com 4.921 hectares de área plantada em 2009.

Na Ilha do Sul, Marlborough - maior e mais importante região vinícola do país — só descobriu seu potencial para a vinicultura em 1973. É a principal região de produção de Chardonnay e, especialmente, Sauvignon Blanc. Cresceu mais de 400% em área plantada entre 2000 e 2009; em 2009 tinha 18.401 hectares...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14312/vinhos_e_muito_mais

Vinhos Fortificados - Dica de Vinhos por Adriana Grasso


Neste vídeo, Adriana Grasso explica e dá exemplos de vinhos fortificados.

Uva Sauvignon Blanc e enoturismo no Vale do Loire - por Adriana Grasso na allTV


No programa VINHOS, por Adriana Grasso, do dia 29/07/2010, na allTV, a apesentadora falou sobre uva Sauvignon Blanc e enoturismo no Vale do Loire, na França.
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=6765


Grappa, um bom presente - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



























































Existe hoje no mercado uma grande variedade de Grappa e de Aquavite de Uva, mas muita gente ainda confunde as denominações. Para não haver dúvidas, convém ressaltar que a Acquavite é uma bebida de elevado teor alcoólico, obtida da fermentação de bagaço de uvas, cereais ou frutas, e, portanto, a Grappa é um tipo de acquavite.

No entanto, segundo a regulamentação CEE 1576/89, da União Européia, o termo "grappa", com graduação alcoólica não inferior a 37,5% do volume, é reservado exclusivamente à acquavite de bagaço de uva, produzida e vinificada na Itália e destilada em instalações localizadas em território italiano. Essa norma permite a adição de substâncias aromáticas naturais, ervas, frutas, açúcar invertido (no máximo 20 g por litro) e caramelo.

Resumindo, o direito de utilização da palavra grappa é restrito ao produto italiano! Isso não significa que não haja acquavite de bagaço de uva na Itália. Cabe a cada produtor decidir a denominação que escolherá para sua bebida...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14137/vinhos_e_muito_mais

Enoturismo e vinhos argentinos - por Adriana Grasso na allTV


No programa Vinhos, do dia 22/07/2010, na allTV, Adriana Grasso falou sobre enoturismo e vinhos argentinos.
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=6804


Franciacorta: O Champagne Italiano - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



























































Nos anos 1960, a região da Lombardia passou por um surto de atividade na zona de Franciacorta, que atraiu vinicultores e investidores dispostos a mostrar ao mundo que a Itália é capaz de fazer espumantes de alta qualidade.

Sem dúvida, Franciacorta é hoje o ponto de referência dos espumantes italianos, com inúmeros exemplares de peso.

A qualidade de seus vinhos deve-se a vários fatores, entre eles o investimento considerável feito por muitos produtores; safras pequenas; tecnologia de última geração e muita dedicação.

O solo rochoso e impiedoso dos sopés alpinos, ao sul do Lago d'lseo, é propício ao cultivo de uvas de qualidade. A baixa fertilidade do solo - combinada com o clima continental e os frequentes nevoeiros da região - ajuda a criar um bom terroir para vinhos espumantes...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14070/vinhos_e_muito_mais

Enoturismo em Saint-Emilion e vinhos de uva Merlot - por Adriana Grasso na allTV


No programa VINHOS, apresentado por Adriana Grasso, no dia 15/07/2010, na allTV, o tema foi: "enoturismo em Saint-Emilion, na França, e vinhos de uva Merlot produzidos em todo o mundo".
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=6765


A quantidade para servir numa taça - Dica de Vinhos por Adriana Grasso


Neste vídeo, Adriana mostra a quantidade correta de vinho que deve ser servida em uma taça.


Espumante espanhol Cava - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



























































O espumante Cava surgiu na época de ouro da viticultura Catalã, em meados do século XIX. Em 1872, as primeiras garrafas de Cava foram produzidas na cidade de Sant Sadurní d'Anoia, usando-se o método clássico, pelo qual a segunda fermentação acontece na garrafa.

Ao longo da década de 20, o Cava se consolidou no mercado espanhol e a popularidade internacional veio na década de 80. Hoje é um dos setores mais dinâmicos e bem sucedidos da vitinicultura catalã, com uma produção anual de cerca de 220 milhões de garrafas, que chegam aos consumidores em todo o mundo.

Diferente de outros espumantes produzidos com o método clássico, que tentavam imitar o Champagne, o Cava já nasceu com identidade e características próprias.

As uvas utilizadas na sua produção são, em sua grande maioria, nativas da Espanha, como a Macabeu – que confere à mistura acidez balanceada e delicadeza de aroma; a Xarel.lo - variedade que dá corpo, estrutura e acidez ao vinho; a Parellada – que confere um sutil aroma floral e produz vinhos delicados, com níveis alcoólicos menores. Também podem ser usadas na mistura do vinho-base as uvas Chardonnay, Malvoisie, Pinot Noir, Trepat, Granache Vermelha e Monastrell...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/14013/vinhos_e_muito_mais

Espumantes do método clássico - por Adriana Grasso na allTV


O tema do programa Vinhos, na allTV, do dia 09/07/2010, foi "Vinhos espumantes do método clássico". Adriana falou principalmente sobre o Cava espanhol, o Franciacorta italiano e o Champagne francês.
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=6692


Como abrir um espumante - Dica de Vinhos por Adriana Grasso


Adriana Grasso mostra, neste vídeo, como abrir uma garrafa de espumante.

Champagne - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



























































Champagne, na França, é uma região de clima muito frio, que produz o melhor vinho espumante do mundo – o Champagne!

Alguns fatores tornaram essa região tão especial: o clima frio; o solo calcário; a quantidade e a diversidade de vinhedos; as frias e profundas adegas de calcário onde o Champagne envelhece, e trezentos anos de experiência na produção de vinhos espumantes.

As condições climáticas da região estão longe do ideal para a produção de vinhos tranquilos, mas são perfeitas para espumantes, pois estes necessitam de uvas com boas taxas de acidez.

A maioria dos Champagnes é feita com três tipos de uvas: a Pinot Noir oferece corpo, estrutura e longevidade à mistura; a Chardonnay, confere delicadeza, frescor e elegância e a Pinot Meunier proporciona precocidade, aroma floral e de frutas.

A mistura típica é composta de 2/3 de uvas tintas, Pinot Noir e Pinot Meunier, e 1/3 de uvas brancas, Chardonnay. Entram na mistura vinhos de três ou mais safras, procedentes de 30 a 40 aldeias. A mistura do vinho de base garante o estilo de cada produtor: um pode ter como características elegância e delicadeza, enquanto outro pode optar por aroma de frutas, e outro por corpo e longevidade...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link:
http://www.onne.com.br/materias/gourmet/13916/vinhos_e_muito_mais

Enoturismo no Barossa Valley e vinhos de uva Syrah - por Adriana Grasso na allTV


No programa VINHOS, na alltv, do dia 01/07/2010, Adriana Grasso falou sobre enoturismo no Barossa Valley, na Austrália, e vinhos de uva Syrah.
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=6578


Diferença entre Prosecco e Champagne - Dica de Vinhos por Adriana Grasso


Neste vídeo, Adriana Grasso explica a diferença entre Prosecco e Champagne.

Prosecco de Conegliano e Valdobbiadene - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



























































O Prosecco, antes de ser o nome de um vinho, é um tipo de uva que pode ser cultivada em qualquer parte do mundo, mas com resultados que não podem ser comparados àqueles da zona de Conegliano e Valdobbiadene, na região do Veneto, na Itália, onde esse vinhedo reina há pelo menos trezentos anos.

A origem da uva Prosecco é incerta. Para alguns, já era conhecida desde o tempo do Império Romano e usada para produzir um vinho chamado Pucino, que tanto agradava aos nobres. Outros argumentam que a variedade - conhecida como Glera - se originou perto da cidade de Trieste. A partir dali, foi levada para o oeste, na área dos montes Colli Euganei - onde foi chamada de Serprina - e depois se espalhou por todo o nordeste do Veneto, com o nome de Prosecco.

O Prosecco, como conhecemos hoje, é um espumante produzido pelo método charmat, no qual a segunda fermentação acontece em um curto espaço de tempo - entre três e seis meses - em autoclaves. Esse tipo de vinificação valoriza a elegância dos aromas e o frescor, e isso permite obter espumantes caracterizados pelos aromas das uvas que compõem o vinho base, que, no caso do Prosecco, são: Prosecco, Verdiso, Bianchetta e Perera. As três últimas entram na composição para ajudar a manter o equilíbrio do espumante. Sua cor é necessariamente amarela palha; o aroma é típico frutado e floreal; o sabor é fresco e equilibrado e o teor alcoólico é baixo (11%)...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/13833/vinhos_e_muito_mais

Enoturismo na Sicília e vinhos sicilianos - por Adriana Grasso na allTV


No programa Vinhos, apresentado por Adriana Grasso, na allTV, no dia 26/06/2010, o tema foi: "Enoturismo na Sicília e vinhos sicilianos".
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=6528


Diferença entre Enófilo, Enólogo e Sommelier - Dica de Vinhos por Adriana Grasso


Neste vídeo, Adriana Grasso explica a diferença entre enófilo, enólogo e sommelier.


Sauternes: Ouro Líquido - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



























































Sauternes, um pequeno distrito no canto mais meridional de Bordeaux, na França, produz um vinho de sobremesa que é puro néctar, além de ser considerado por muitos como o vinho de sobremesa mais famoso do mundo. O vinho é produzido com uva Sémillon, um pouco de Sauvigon Blanc, para equilibrar a acidez e manter o frescor e, em alguns casos, uma pequena quantidade de Muscadelle, para dar um sabor extra.

O distrito de Sauternes fica entre os Rios Ciron e Garonne, onde as manhãs enevoadas e tardes quentes são perfeitas para o desenvolvimento da botrytis cinerea. Esse fungo aparentemente mágico, conhecido como podridão nobre, é fundamental para a produção das uvas murchas necessárias para esses vinhos opulentos. O fungo recobre a casca da uva, perfurando-a. Ele se alimenta somente da água da uva, fazendo com que ela murche durante o dia. Com a neblina da noite e da manhã, a uva se reidrata e, quando o sol aparece, o fungo repete o processo. No final, as uvas ficam extremamente desidratadas, mas com alta concentração de açúcar, acidez, viscosidade e sabor.

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/13751/vinhos_e_muito_mais

Diferença entre tanino e acidez - Dica de Vinhos por Adriana Grasso

Neste vídeo, Adriana Grasso explica como perceber a diferença dos sabores ácidos e tânicos dos vinhos.

Uva Pinot Noir e Enoturismo no Sonoma Valley - por Adriana Grasso na allTV


Programa Vinhos, do dia 17/06/2010, na allTV, Adriana Grasso falou sobre Enoturismo no Sonoma Valley, nos Estados Unidos, e vinhos produzidos com a uva Pinot Noir.
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=6457


Curiosidade na produção de vinhos - Dica de Vinhos por Adriana Grasso


Neste vídeo, Adriana Grasso mostra uma particularidade na produção dos vinhos tintos, brancos e roses.


Kit básico de taças - Dica de Vinhos por Adriana Grasso


Neste vídeo, Adriana Grasso mostra o kit básico de taças para degustar vinhos.


Barolo, o rei dos Vinhos do Piemonte - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



























































O Barolo é um vinho italiano tão importante que é referenciado como o rei dos vinhos e, realmente, um Barolo bem produzido, de boa safra, pode ser considerado um dos melhores vinhos do mundo.

Ele é um vinho muito potente e encorpado com uma variedade de aromas impressionante: morangos maduros, alcatrão, menta, eucalipto, alcaçuz, tabaco, chocolate, rosas, especiarias e baunilha.

O Barolo é um vinho que melhora muito depois de envelhecido, mas não é um vinho fácil. Quando jovem, ele é austero e bastante tânico. Para equilibrar sua potência são necessários alguns anos de envelhecimento - entre seis e dez - antes de ser consumido e, mesmo assim, quando aberto, ele deve passar por um processo de decantação para atenuar seus taninos.

A área de produção do Barolo tem como centro a Cidade de Barolo, no Piemonte, situada nas Colinas de Langhe, perto da Cidade de Alba...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/13304/vinhos_e_muito_mais

Brunello di Montalcino e Vino Nobile di Montepulciano - por Adriana Grasso na allTV


No programa VINHOS, por Adriana Grasso, do dia 27/05/2010, na allTV, a apresentadora Adriana Grasso falou sobre Enoturismo na Toscana e os vinhos Brunello di Montalcino e Vino Nobile di Montepulciano.
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=6272


Taça Correta para Degustar Vinhos - Dica de Vinhos por Adriana Grasso


Neste vídeo, Adriana Grasso mostra a taça correta para degustar vinhos.


Que tal um cálice de Vinho do Porto? - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



























































O Porto é considerado um dos melhores vinhos tintos licorosos do mundo. Os ingleses descobriram o Porto numa das tantas guerras entre a Inglaterra e a França - quando eles não podiam comprar vinhos franceses, eles recorriam a Portugal. Para garantir a estabilidade do vinho português durante o transporte, era adicionada uma pequena quantidade de conhaque ao vinho já pronto.

Quando ele chegava à Inglaterra estava melhor do que quando tinha partido de Portugal e, assim, os ingleses descobriram a receita para produzir o famoso Vinho do Porto. A primeira casa de Vinho do Porto inglesa se estabeleceu na Cidade do Porto, em 1670; depois vieram diversas outras...

Embora o vinho tenha recebido o nome da Cidade do Porto, situada onde o Rio Douro deságua no Oceano Atlântico, suas vinhas ficam no Vale do Douro. A maioria dos Vinhos do Porto viaja do Vale do Douro até o litoral após sua fermentação e fortificação. O envelhecimento se dá nos depósitos da Vila Nova de Gaia, um subúrbio do local. De lá o vinho é transportado para o resto do mundo.

Ele pode ser produzido com uma grande variedade de uvas - mais de 40 tipos -, na sua maioria, nativas portuguesas, como Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão. Seu processo de fabricação é feito pelo método de fortificação, onde se acrescenta aguardente de uva no mosto semi fermentado. Isso faz com que a fermentação cesse e dá ao vinho resultante um teor alcoólico elevado, entre 19 e 22% de volume...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link:: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/13201/vinhos_e_muito_mais

Entrevista com o enólogo e consultor Carlos Giacometti - programa Vinhos por Adriana Grasso


No programa VINHOS, na allTV, do dia 13/05/2010, Adriana Grasso entrevistou o enólogo e consultor Carlos Giacometti.
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=6165


Onde Armazenar Vinhos - Dica de Vinhos por Adriana Grasso


Neste vídeo, Adriana Grasso mostra onde armazenar vinhos dentro de casa e os locais que devem ser evitados.


O Vinho Sempre Melhora com o Passar dos Anos? - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso



























































"O Vinho Sempre Melhora com o Passar dos Anos?" Essa é uma dúvida que muitas pessoas possuem. Mas, a resposta a esta pergunta, para a grande maioria dos vinhos que encontramos disponíveis no mercado hoje em dia, é NÃO!

Nos últimos anos, os vinhos começaram a sair das vinícolas praticamente prontos para o consumo. Isto vale principalmente para os vinhos brancos e roses que devem ser consumidos enquanto estão frescos e jovens, e para os vinhos tintos leves com baixo teor de tanino. Estes vinhos, em geral, têm vida curta e exprimem suas melhores características em, no máximo, um ou dois anos após a safra.

O prazer destes vinhos reside principalmente no seu frescor, nos aromas e sabores de frutas jovens. Com o passar do tempo, essas características vão se apagando, o vinho perde o vigor e deixa de expressar suas principais características. Em alguns casos, o período de vida do vinho é ainda menor, como os Beaujolais Nouveau francês e os vinhos Novello italiano. Eles devem ser consumidos em até seis meses depois de colocados à venda.

O tempo é curto também para alguns espumantes produzidos com o método Charmat, onde a segunda fermentação, responsável por gerar as bolinhas, é feita em autoclaves e não dentro da própria garrafa. Estes vinhos são melhores se consumidos em até um ano da data em que foram engarrafados. Entre os espumantes desse tipo, podemos citar o Prosecco italiano, muito consumido no Brasil. Estes são melhores quando jovens...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/13050/vinhos_e_muito_mais

Vinhos Licorosos e de Sobremesa - por Adriana Grasso


O tema do programa VINHOS, por Adriana Grasso, na allTV, do dia 06/05/2010, foi Vinhos Licorosos e de Sobremesa. A apresentadora falou sobre Sauternes franceses, Tokaji húngaros e portos portugueses.
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=6032


Harmonizações que devem ser Evitadas - Dica de Vinhos por Adriana Grasso

Neste vídeo, Adriana Grasso fala sobre algumas harmonizações entre comidas e vinhos que devem ser evitadas.

Harmonização vinho e comida - Coluna do Portal Onne por Adriana Grasso

 

Que comida e vinho nasceram um para o outro, a maioria das pessoas concorda, mas na hora de dizer qual é o melhor vinho para acompanhar cada tipo de prato, o consenso está bem longe de ser alcançado.

No passado, tudo era mais fácil, pois não tínhamos tantas opções e as harmonizações eram regionalizadas, ou seja, pratos típicos preparados com ingredientes locais eram servidos com vinhos disponíveis na própria região. Simples assim. Hoje em dia, temos acesso a ingredientes e temperos vindos praticamente do mundo todo, e a mesma coisa vale para os vinhos. As opções são tantas que é normal encontrarmos lojas especializadas em vinhos com mais de três mil rótulos à venda!

Como a assunto é vasto e as opções de boas harmonizações são muitas, vamos simplificar e anotar algumas dicas do que deve ser evitado. Quando pensamos em harmonização, lembramos do equilíbrio entre comida e vinho ou da criação de um terceiro sabor, que tornará tudo muito mais agradável. E se o princípio básico é o equilíbrio, é preciso fazer opções harmônicas, sem realçar demais características de nenhum dos dois e nem criar um terceiro elemento indesejado...

Para ler na íntegra esta coluna, acesse diretamente o Portal Onne - Gourmet no link: http://www.onne.com.br/materias/gourmet/12966/vinhos_e_muito_mais

Uva Chardonnay e Enoturismo em Borgonha - por Adriana Grasso na allTV


No programa VINHOS, por Adriana Grasso, do dia 29/04/2010, na allTV, Adriana falou sobre enoturismo na região da Borgonha, na França, e vinhos de uva Chardonnay produzidos em todo o mundo.
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=5958





Sugestões de vinhos de uva Chardonnay enviadas para o programa:
Mauro Bornhofen:
. Meursault Clos de Mazeray da Domaine Jacques Prieur
. Piodilei do Pio Cesare
. Frissonnière 2006
. Villa Francioni Chardonnay 2006
Eduardo Viotti:
. Villa Francioni
. Salton Virtude
Alexandre Bronzatto:
. Les Crêtes Vigne Frissonniere (Valle d'Aosta)
Felipe Kaufmann:
. Chardonnay franceses de Meursault
Sampa Vinhos:
. deixou um recado dizendo que no site deles, o destaque de vinhos para o mês de maio são 06 vinhos que os produtores e/ou enólogos produziram para homenagear a mãe. No caso do vinho com Chardonnay a recomendação vai para o COVA DA URSA distribuído pela PORTUS CALE um dos melhores Chardonnay produzidos em Portugal na opinião deles.
Sonia Lika:
. vinho siciliano da vinicola Donnafugata chamado La Fuga chardonnay Condessa Entellina DOC.

Entrevista para o Portal Onne em abril de 2010

Enoturismo e Vinhos Suiços - por Adriana Grasso na allTV


No programa VINHOS, do dia 22/04/2010, na allTV, a apresentadora Adriana Grasso mostrou os mais charmosos destinos para Turismo na Suiça e seus vinhos muito especiais.
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=5836


Uva Cabernet Sauvignon - programa VINHOS por Adriana Grasso - allTV


O assunto do programa VINHOS, apresentado na allTV, por Adriana Grasso, no dia 15/04/2010, foi vinhos de uvas Cabernet Suavignon produzidos em todo o mundo.
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=5804




Sugestões de vinhos Cabernet Sauvignon enviadas para o programa:
Rafael Costacurta:
. Haras de Pirque "Equus" - Chile // Maipo
. Tasca D'Almerita - Italia // Sicilia
Gianni Tartari:
. da Toscana Le Bronche 2003 da Fattorie Parri e San Gimignano Rubente Cabernet Sauvignon 2005
Eugenio Echeverria:
. Chile - Valle del Maipo- Perez Cruz - 2007 ou 2008 Reserva
Alvaro Cézar:
. do Chile, da conhecida Undurraga, da sua linha Sibaris, o Cab Sauvginon 2006
. da Argentina, da Bodega Zuccardi, temos o Zuccardi Q Cab Sauvignon 2006
Fabiano Aurélio:
"...acho legal falar do Chile, porque foi uma das primeiras regioes fora de Bordeaux que a Cabernet se adaptou muito bem. A Santa Rita foi uma das pioneiras no país a plantar cepas bordalesas e produz um dos melhores Cabernet da America do Sul o Casa Real. O Medalla Real é uma ótma opcao de custo-benefício que mantém uma boa tipicidade do estilo francês."
Esper Chacur Filho:
"do Novo Mundo primeiro: o Chateau Montelena CS 2006 - Napa Valley, passou a ser recentemente importado pela Smart Buy e seu preço é de R$ 250,00. É um vinho complexo, bem barricado com notas ofativas de frutas frescas, leve madeira, picante e tudo aquilo que tem um CS de boa qualidade. Boca longa, taninos "aveludados" boa acidez e fruta bacana.
Do Velho Mundo, para sair do lugar comum, recomendo o QUINTA DA BACALHÔA 2005, importado pela Potus Calle do Manuel Garcia. Tem tudo de um ótimo "CS" com aquele terroir luso-português de Setúbal. Gosto demais deste vinho"
Rafael Costacurta:
. Quinta da Bacalhoa - super clássico
Eduardo Viotti:
. Cabernets da California - Mondavi Reserva, Caymus, Coppolla
Humberto Carcamo:
"Manso de Velasco da Torres Chile, escolhido o melhor vinho do Chile em 2010 pelo Guia Descorchados, Mas La Plana, da Torres Espanha, e Rubicon Cask Cabernet, do Francis Coppola, no Napa Valley.
No meu gosto, em geral, os melhores Cabernets são os da California, vou citar 4: Ridge Montebello, Joseph Phelps Insignia, Caymus e Stags' Leap"
Gabriela Monteleone:
. Cabernet do priorat, espanha, do produtor Miguel Torres e o Le Bronche toscano do produtor Parri.
Felipe Kaufmann:
"Neyen mas ele é um assemblage de (50%) cabernet e 50 carmenere a safra 2005 e 2006. Um varietal que recomendaria é o 2005 Conde de Velasco do Miguel Torres esta um estouro!"

Os B's do Piemonte: Barolo, Barbaresco e Barbera - por Adriana Grasso na allTV


O tema do programa Vinhos, na allTV, do dia 08/04/2010, apresentado por Adriana Grasso foi: "Os B's do Piemonte: Barolo, Barbaresco e Barbera".
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=5722


Harmonização Comida e Vinho - programa VINHOS por Adriana Grasso na allTV


O programa Vinhos apresentado por Adriana Grasso, na allTV, no dia 25/03/2010, contou com a participação especial da chef e sommelier Gabriela Monteleone. O tema foi Harmonizações entre Comidas e Vinhos.
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=5608


sábado, 9 de outubro de 2010

Vinho e Mulheres - programa VINHOS por Adriana Grasso na allTV


O tema do programa VINHOS, na allTV, do dia 04/03/2010, foi "Vinho e Mulheres". A apresentadora Adriana Grasso falou sobre as mulheres e o mundo dos vinhos, mulheres Supertaster, enólogas e muito mais...
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=5423


Vinho e Saúde - programa VINHOS por Adriana Grasso na allTV


No programa Vinhos, na allTV, do dia 25/02/2010, a apresentadora Adriana Grasso falou sobre "Vinho e Saúde".
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=5291


Ressaca - programa VINHOS por Adriana Grasso na allTV

No programa Vinhos do dia 18/02/2010, a apresentadora Adriana Grasso falou sobre "Ressaca", porque ela ocorre, como minimizar seus efeitos e muito mais.
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=5249


Vinhos Australianos - programa VINHOS por Adriana Grasso na allTV

O tema apresentado por Adriana Grasso, no Programa Vinhos, do dia 04/02/2010, na allTV, foi "Vinhos Australianos".
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=5115


Entrevista no Restaurante Pasquale


No programa VINHOS, do dia 28/01/2010, Adriana Grasso visitou o Restaurante Pasquale, em São Paulo, uma das melhores cantinas italianas da cidade, para saber da promoção de vinhos para o verão.
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=5077


Visita ao Buchanan's Lounge em São Paulo


No programa VINHOS, do dia 14/01/2010, Adriana Grasso mostrou o vídeo com a visita ao Buchanan's Lounge, em São Paulo, onde ela foi para saber como o vinho se sai em um local onde tradicionalmente as pessoas consomem drinks, destilados e cervejas.
Para conferir como foi o programa, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=4949


Entrevista com Adriana Grasso na allTV


Entrevista com Adriana Grasso, na allTV, em agosto de 2009.
Para conferir como foi a entrevista, assista o vídeo abaixo ou acesse diretamente o site da allTV: http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=4776


Adriana Grasso no Menu Confiança


Participação da Adriana Grasso no programa Menu Confiança, na GNT, em março de 2008.


Entrevista para a TV Abril

Veja no vídeo abaixo uma entrevista concedida por Adriana Grasso para a TV Abril em 2007.